Glossário de Termos
Acidente
O acontecimento fortuito, súbito e anormal, devido a acção de causa exterior e estranha à vontade da Pessoa Segura e que nesta origine lesões corporais que possam ser clínica e objectivamente constatadas.

Acto médico
Designação atribuída a cada acto praticado pelo prestador de cuidados de saúde, podendo na mesma sessão ser cumpridos mais do que um acto médico.

Assistência Ambulatória
Cobertura que dá acesso a consultas de clínica geral e de especialidade, bem como a pequenas cirurgias realizados em consultório.

Cartão de Saúde

Cartão personalizado que identifica cada pessoa segura e que deve ser apresentado por esta sempre que aceder a um prestador de cuidados de saúde da rede convencionada.
Cobertura
Designação atribuída a cada uma das protecções subscritas na apólice de seguro de saúde. Ex: Hospitalização, Assistência Ambulatória.

Comparticipação
Parte da despesa médica assegurada pela companhia de seguros.

Co-pagamento
Valor que fica a cargo da Pessoa segura por cada acto ou conjunto de actos médicos, nos termos previstos nas Condições particulares.

Despesa Médica
Despesa efectuada pela Pessoa Segura com a aquisição de bens ou de serviços médicos, desde que prescritos ou realizados por médico para o tratamento de doença ou lesão resultante de acidente.

Especialidade
Área técnica da medicina vocacionada para o tratamento de um conjunto restrito de doenças. Ex: Dermatologia para doenças de pele, Oftalmologia para doenças dos olhos.

Meio Auxiliar de Diagnóstico
Exame prescrito por médico para auxiliar no diagnóstico da doença ou avaliação de eficiência de tratamento. Ex: Raio-X, TAC

Fraccionamento
Possibilidade de divisão do prémio anual de seguro em diversas fracções, a liquidar pelo tomador de seguro ao longo do ano.

Franquia
Importância que, em caso de sinistro, fica inicialmente a cargo  da Pessoa segura.

Hospitalização
Internamento em Unidade Hospitalar por um período superior a 24 horas, designado como diária de acordo com as condições de internamento das Unidades Hospitalares, ou igual ou inferior em caso de intervenção cirúrgica que justifique anestesia.

LINHA IMED PROTECÇÃO SAÚDE – 808 20 20 05
Esta linha tem como missão proporcionar um acompanhamento efectivo da saúde e acesso rápido a um conjunto de informação útil. Permite ainda o acesso a serviços de apoio às pessoas seguras, como: o Serviço de Assistência ao Cliente, Pré-autorizações para determinados cuidados de saúde ou actos médicos, quer sejam realizados dentro ou fora da rede de prestadores, etc., desde que tenham sido contratadas as respectivas coberturas.

Limite de Capital
Plafond anual definido na apólice para cada cobertura subscrita.

Managed Care
Regime que permite à pessoa segura aceder a uma rede convencionada de prestadores de cuidados de saúde, beneficiando desde logo da comparticipação prevista na apólice, após liquidado o respectivo co-pagamento.

Pré-Autorização
A aprovação prévia necessária para o acesso a determinados serviços clínicos.

Período de Carência
Espaço de tempo que medeia entre a data do início do contrato e/ou da inclusão da Pessoa Segura na Apólice e a data de entrada em vigor das garantias.
Não se aplica em caso de acidente e transferência.

Pessoa Segura
Designação atribuída a cada membro do agregado familiar coberto na apólice de seguro de saúde.

Plano de Saúde
Universo de coberturas subscritas pelo tomador de seguro.

Prémio de seguro
Valor a liquidar anualmente pelo tomador de seguro para assegurar a validade do contrato de seguro. É calculado em função do plano de coberturas subscrito e da idade das pessoas seguras.

Prestadores de serviços clínicos
Médicos, Unidades Hospitalares (hospitais ou clínicas), centros de diagnóstico ou outras unidades de saúde que prestam serviços clínicos às Pessoas Seguras.

Próteses e Ortóteses
Dispositivos ou aparelhos que corrigem alterações de órgãos do corpo humano.

Questionário Médico
É um dos documentos que constitui a base do contrato de seguro, fazendo dele parte integrante.
O seu preenchimento é obrigatório e exigido para a realização de qualquer seguro de saúde.

Rede Prestadores SAMS/Advancecare
Conjunto de prestadores de cuidados de saúde convencionados a que poderá recorrer em regime de “managed care”.

Rede SAMS
Conjunto de Unidades de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente, Unidades Hospitalares (hospitais ou clínicas), centros de diagnóstico ou outras unidades de saúde pertencentes a esta entidade.

Rede Essencial ADV
Conjunto de prestadores de cuidados de saúde, nomeadamente, Médicos, Unidades Hospitalares (hospitais ou clínicas), centros de diagnóstico ou outras unidades de saúde com as quais exista acordo de prestação de serviços clínicos e aos quais paga directamente por conta da Pessoa Segura.

Reembolso
Regime que permite à pessoa segura recorrer a um prestador de cuidados de saúde fora da rede convencionada e ser reembolsado de uma parte do valor pago, na percentagem definida na apólice.

Sinistro
Evento ou série de eventos que desencadeiam o accionamento da(s) cobertura(s) do risco prevista(s) no contrato.

Tomador de Seguro
Subscritor da apólice, a quem é cobrado o prémio anual do seguro de saúde. O tomador de seguro pode incluir outros membros do seu agregado familiar na mesma apólice.